quarta-feira, 28 de novembro de 2012
De onde vem os nomes das empresas de tecnologia?
Olá amigos.
Compramos computadore, celulares, softwares... e nunca reparamos os nomes esquisitos que eles tem. Pensando nisso, resolvi colocar aqui a orígem de alguns destes que você conhece mas é possível não ter entendido o que significam.
» Adobe - Veio do nome do rio Adobe Creek que corria atrás da casa do fundador John Warnock.
» Apache - Nada a ver com os índios da América do Norte. Tem esse nome porque seus fundadores começaram a aplicar os patches escritos ao código para daemon NCSA httpd. O resultado foi um servidor 'A PAtCHy'... e assim, o nome “Apache”.
» Apple - Maça era a fruta favorita de Steve Jobs, fundador da empresa. Depois de três meses imaginando um nome para o negócio, e ele ameaçou chamar a sua empresa de Apple Computers se os outros colegas não sugeriu um nome melhor em cinco horas.
» CISCO - Não se trata de uma sigla, mas sim a abreviação do nome da cidade de San Francisco.
» Google - O nome veio da definição sobre a quantidade de informações que o motor de busca seria capaz de pesquisar. Ele foi originalmente chamado "Googol", uma palavra para o número representado por 1 seguido de 100 zeros. Os fundadores Sergey Brin e Larry Page, estudantes de Stanford, apresentaram o projeto para um investidor, que preencheu um cheque ao portador para “Google”. Brin e Page gostaram e nem pediram para ele refazer o cheque.
» Hotmail - O fundador Jack Smith teve a idéia de acessar o e-mail via web a partir de um computador, em qualquer lugar do mundo. Quando Sabeer Bhatia surgiu com o plano de negócios para o serviço de e-mail, ele tentou todos os tipos de nomes que terminam em “Mail’ e, finalmente, resolvido para “hotmail” já que incluía as letras "html", a linguagem de programação usada para escrever páginas da web. Não tem nada a ver com e-mail “quente”...
» HP - Essa é fácil, mesmo porque 20 anos atrás não era raro que as pessoas comprassem produtos, principalmente calculadoras, “Hewlett-Packard”. A ordem dos nomes surgiu quando Bill Hewlett e Dave Packard jogaram uma moeda para decidir se a empresa que fundaram seria chamada “Hewlett-Packard” ou “Packard-Hewlett”.
» Intel - Bob Noyce e Gordon Moore quiseram batizar a empresa que fundaram como "Moore Noyce"... mas como o nome já estava registrado por uma cadeia de hotéis, tiveram que que se contentar com a sigla de sistema eletrônico integrado... no caso só a palavra “integrado”.
» Lotus - Mitch Kapor queria batizar o nome de sua empresa como “The Lotus Position” ou “Padmasana”, pois era professor de Meditação Transcendental, discípulo de Maharishi Mahesh Yogi, o guru dos Beatles.
» Microsoft - O nome foi criado por Bill Gates para representar a sua empresa de desenvolvimento de software para microcomputadores. Originalmente batizado de Micro-Soft, com o tempo o hífen se perdeu na história.
» Motorola - O fundador Paul Galvin criou esse nome quando a sua empresa começou a fabricar Rádios para automóveis nos anos 1930. Ao fabricar o tocador de discos de vinil, batizou a criação de “Vitrola”, nome que se tornou sinônimo do produto até os dias de hoje.
» ORACLE - Larry Ellison e Bob Oats trabalhavam em um projeto de consultoria para a CIA, a agência secreta dos EUA. O nome de código para o projeto foi chamado de Oracle, sigla para: Real One Asshole Called Larry Ellison. Eles gostaram e batizaram a empresa assim.
» SAP - A empresa foi criada por quatro ex-funcionários da IBM que trabalhavam no setor “Systems/Applications/Projects".
» SUN - Fundada por quatro amigos da Universidade de Stanford, SUN é a sigla para “Stanford University Network”.
» Xerox - O fundador da empresa, Chestor Carlson, denominou o seu produto tentando dizer "dry", pois a fotocópia era seca, diferentemente da cópia mimeografada, molhada.
"Xer” significa “seco”, em grego.
» Yahoo! - A palavra foi inventada por Jonathan Swift e usada no seu livro “As Viagens de Gulliver", e representa uma pessoa que é repulsiva na aparência, na atitude e é mal humorada. Os fundadores da “Yahoo!”, Jerry Yang e David Filo, escolheram o nome porque eles se consideravam “yahoos”.
Na publicidade eu já cansei de ver nomes que não tinham nada a ver se transformar em marcas renomadas e de sucesso, e estes são exemplos bastante significativos para este fato.
Postado por
@edmilsonhora
às
17:19
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário