terça-feira, 16 de agosto de 2011

Telefones simples são mais efetivos em chamadas que smartphones, diz estudo


Usuários do smartphone podem fazer quase tudo com o aparelho: tirar fotos, enviar e-mails e até produzir documentos. Porém, na função mais básica deste tipo de equipamento, esses sofisticados telefones perdem em um simples fator para os convencionais: eles são menos efetivos ao fazer ligações.

A conclusão é de um estudo da Ofcom, órgão regulador de telefonia do Reino Unido, que informou que celulares 2G são melhores que os 3G para simples ligações. As informações são da versão eletrônica do jornal britânico "The Telegraph".

O teste do órgão britânico comparou o desempenho de smartphones com celulares de segunda geração em áreas rurais. E esses modelos, considerados mais simples, tiveram melhor desempenho em fazer e completar ligações.

“[A diferença] pode ter ocorrido em função da baixa complexidade de antena de dispositivos 2G e pelo fato desses aparelhos não precisarem alternar entre redes 2G e 3G [como os smartphones]”, explicou a Ofcom, sobre o provável motivo de celulares mais caros terem menor desempenho de telefonia que telefones mais simples.

No quesito qualidade de som nas ligações, os dois tipos de aparelho (2G e 3G) apresentaram resultados semelhantes.

O objetivo da Ofcom foi saber se as operadoras estão informando devidamente os clientes sobre a qualidade de sinal disponível. A ideia do órgão é motivar as companhias de telefonia a informarem melhor esse tipo de informação, de modo que o consumidor saiba se ele terá uma boa rede de telefonia nas áreas em que ele frequenta.
É minha gente, como diz naquela musica do grande Sergio Reis, Panela Velha é que faz comida boa, se a pessoa precisa de um dispositivo móvel mais pra efetuar chamadas e faz pouco uso de outros recursos, que é o meu caso, o melhor mesmo é adquirir um aparelho simples sem muitas firulas, afinal de contas pra quê acessar internet numa telinha de 4 polegadas e o teclado pra responder um email ninguém merece.

Nenhum comentário: